Pensando na vasta lista de projetos selecionados nas edições mais recentes do Rumos Itaú Cultural, preparamos uma relação com cinco obras que foram escritas e publicadas a partir de 2013. As HQs, sempre presentes, terão uma lista própria.

Confira!


Cegueira e Rabeca: Instrumentos de uma Poética
de Jorge Linemburg Junior
Rumos 2015-2016

A obra trata do universo poético-musical de cegos que tocam rabeca. Para sua construção, o autor contou com cinco personagens: Aderaldo, Sinfrônio, Ferreirinha, Oliveira e Zé Oliveira. A narrativa foi construída a partir de visitas a arquivos, bibliotecas e museus do Ceará, do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de entrevistas com pesquisadores, músicos e pessoas que tiveram contato com os rabequeiros.


A Sereia da Contorno e Outras Histórias
de Constança Maria de Oliveira Guimarães
Rumos 2015-2016

Inicialmente batizada de Lotação Máxima: 39 Histórias de Coletivos, a obra A Sereia da Contorno e Outras Histórias, título alusivo à avenida que circunda a região central da capital mineira, mistura ficção a histórias que a autora ouviu em inúmeras linhas de ônibus. Constança criou contos que voltaram para o cenário onde começaram a nascer, já que o livro foi distribuído, inicialmente, em garagens aos profissionais dos coletivos.


Aunakĩ Kuwamutü – Kuwamutü que Criou o Mundo e Outras Histórias do Povo Mehinaku 
de Constança Maria de Oliveira Guimarães
Rumos 2015-2016

Resultado do projeto Histórias da Tradição, a obra é parte de uma proposta para a preservação da cultura indígena por meio da transcrição de histórias tradicionalmente contadas de pais para filhos. O livro foi desenvolvido ao longo de dez meses, em parceria com a aldeia Uyaipiuku, do povo Mehinaku, nas margens do Rio Kurisevo, formador do Xingu. Onze histórias compõem a obra literária, organizada pela jornalista Angela Pappiani e pela cientista social Inimá P. Lacerda.


O que É Dança Contemporânea?: uma Aprendizagem e um Livro de Prazeres
de Thereza Rocha
Rumos 2013-2014

Com o objetivo de facilitar o acesso ao universo da dança contemporânea, a pesquisadora, diretora de espetáculos e dramaturgista de processos de criação Thereza Rocha escreveu O que É Dança Contemporânea?: uma Aprendizagem e um Livro de Prazeres. Sem um começo ou um fim, a obra conta com diversos textos independentes, intermeados com QR Codes que conduzem a outros escritos da autora, e reflete sobre a relação entre a dança e o pensamento – sempre se remodelando.


O Século de Camus – Novos Escritos de Lucia Miguel Pereira
de Luciana Viégas
Rumos 2013-2014

Organizada e idealizada pela professora e pesquisadora Luciana Viégas, a publicação traz textos novos de Lucia Miguel Pereira, escritora, crítica literária e biógrafa de Machado de Assis, e preenche uma lacuna importante de sua obra até então desconhecida ao mostrar que ela era uma intelectual militante e não se furtava a opinar sobre os principais acontecimentos de seu tempo. Esses novos escritos se referem ao período de 1947 a 1955. Grande parte dos textos são contribuições de Lucia na imprensa carioca, especialmente artigos publicados no Correio da Manhã.

Veja também