Casarão de Ideias
Manutenção de espaço
Manaus/AM
É no número 275 da Rua Monsenhor Coutinho, no centro histórico de Manaus, que desde 2011 funciona o Casarão de Ideias, associação cultural idealizada por João Fernandes para abrigar e promover uma série de projetos artísticos e de defesa e preservação do patrimônio histórico da capital amazonense.
São quatro as propostas realizadas no Casarão de Ideias com o apoio do Rumos. O festival Mova-se é uma delas e se destina à pesquisa, ao experimento, à reflexão e à promoção da dança contemporânea na Região Norte do Brasil. Outra iniciativa, Cênicas Autorais, permite e estimula o encontro de autores nacionais e regionais com o intuito de discutir o que é publicado sobre artes cênicas no país.
Lugares que o Dia Não Me Deixa Ver visa chamar a atenção dos moradores de Manaus para locais do centro histórico que estão abandonados. Nesses pontos, são realizadas intervenções artísticas. Por fim, a Revista Ideias Editadas registra as atividades culturais desenvolvidas em Manaus e na Região Norte a partir do olhar dos próprios artistas, já que os textos são, em sua maioria, escritos por eles.