Classificação indicativa: Livre
 

Na sexta temporada de dança do projeto IC para crianças,  a educadora e bailarina Viviane Fontes te convida a conhecer cinco histórias tradicionais dos balés de repertório: Copélia, Lago dos Cisnes, Dom Quixote, Bela Adormecida e O Quebra Nozes. Aqui é possível conferir o curso completo, que conta com cinco vídeos.

Aula 1: Nesta primeira aula, a bailarina e educadora convida você e sua família para conhecer a história de Copélia, primeiro balé clássico a incorporar elementos de danças regionais e folclóricas da Europa. Aprenda a se expressar por meio das partes do seu corpo com movimentos livres para se aquecer. Depois, você vai praticar exercícios focados nas pernas e nos pés. No final, desenvolva uma coreografia a partir dos passos aprendidos.

Aula 2: Em sua segunda aula, Viviane Fontes abre uma nova temporada de aulas de dança com clássicos do balé. Nesta aula você vai conhecer a história do Lago dos Cisnes e o que é balé de repertório. Com base nas asas do cisne, você vai dançar com os braços e realizar uma pequena coreografia.

Aula 3: Nesta aula, a bailarina leva você e sua família para uma viagem até a Espanha a partir da história de Dom Quixote. Trabalhe a percepção de ritmo e lateralidade para desenvolver uma coreografia inspirada na música e na dança flamenca em uma aula diferente e fora dos padrões clássicos. E, claro, sempre com muito aprendizado e diversão.

Aula 4: Embalado pelo conto da Bela Adormecida, entre no clima do sonho. Aprenda mais sobre as formas narrativas das histórias de balé de repertório e alguns passos básicos introdutórios. Ao final, uma coreografia desafiadora para você experimentar.

Aula 5: Em clima de Natal, Viviane Fontes finaliza a temporada de aulas de dança com uma das histórias mais tradicionais dos balés de repertório: O Quebra Nozes. Aprenda um pouco dessa história e um passo de balé que exigirá muito fôlego e força. Ao final, uma coreografia saltitante e desafiadora para comemorar esse clima festivo!

Veja também