Giorgia Conceição
Teatro
São José dos Pinhais/PR

Idealizado pela artista e pesquisadora curitibana Giorgia Conceição, o projeto tem como objetivo analisar, articular, produzir e estimular a cena burlesca no país. A proposta se desenvolve por meio de encontros e diálogos com artistas nacionais e internacionais.

O projeto se divide em várias ações, como pesquisa, residência artística, espetáculo e site. Uma das primeiras atividades consistiu em uma residência artística em Nova York, durante a qual Giorgia acompanhou a cena local, especialmente a rotina de criação de duas das principais artistas burlescas da atualidade, Julie Atlas Muz e Dirty Martini.

As três desenvolveram juntas um espetáculo inédito, que será finalizado em um encontro no Rio de Janeiro. A montagem recebeu o nome de Carne de Segunda – Burlesque Meat Show, e conta ainda com a participação de Aretha Sadick e DJ Machintal.

O processo será registrado em um filme de curta duração, dirigido pela cineasta e fotógrafa Mariana Bley. O projeto apoia ainda o primeiro festival brasileiro dedicado ao tema. Em parceria com a artista Isabel Chavarri, o Yes, Nós Temos Burlesco! aconteceu no Rio de Janeiro.

Giorgia Conceição trabalha com linguagens contemporâneas diversas e é mestra em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desenvolveu o trabalho A Burla do Corpo: Estratégias e Políticas de Criação.

Saiba mais no Blog Rumos.