"Cultura e governança: problemas de gestão da cultura no contexto atual. Aspectos metodológicos do curso e trabalho em rede"
Com Teixeira Coelho (Brasil) - curador do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e consultor do Observatório Itaú Cultural (São Paulo, Brasil) -, Alfons Martinell (Espanha) - diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha) -, Jorge Fernandez de León (Espanha) - vice-conselheiro de Cultura da Região de Asturias (Espanha) -, e Lucína Jiménez (México) - presidenta de ConArte Fundação para o Fmento da Arte e da Educação (México).
Turma 1. Módulo 1. Aula 6.

Teixeira Coelho faz, inicialmente, uma avaliação das aulas do primeiro módulo e de sua produtividade. Em seguida, Alfons Martinell discute as mudanças estruturais, através de uma autocrítica, necessárias ao melhor desenvolvimento do setor cultural. Lucína Jiménez fala sobre a experiência local como potencialidade para transformação global e Jorge Fernandez Leon fala sobre a hegemonia no campo político, levando em conta a relação do setor cultural com os outros setores da administração pública.

Aula do Curso de Especialização em Gestão Cultural, realizada pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha), por meio da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, e com apoio da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos). Gravada em 19 de setembro de 2009, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Créditos:
Vídeo: Inpacto Produções
Edição: Karina Fogaça