"Diversidade, cooperação internacional e transformações civilizatórias II"
Com Teixeira Coelho (Brasil) - curador do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e consultor do Observatório Itaú Cultural (São Paulo, Brasil) -, Alfons Martinell (Espanha) - diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha) -, Patricio Rivas (Equador) - Ministério de Cultura do Equador -, Jesús Jose Prieto de Pedro (Espanha) - Instituto Interuniversitário para a Comunicação Cultural.
Turma 1. Módulo 4. Aula 4.

Teixeira Coelho fala sobre a identidade cultural e a necessidade de individuação quando abordada a questão da diversidade na cultura. Alfons Martinell fala sobre os tipos de diversidade cultural, sobre as novas formas de administração pública e a importância da luta por legitimidade do setor cultural no estado. Patrício Rivas, por sua vez, discute a necessidade de uma negociação e de debates entre os diferentes agentes envolvidos na questão da gestão cultural, e ressalta a importância de focar esta discussão na qualidade de vida do ser humano. Jesús Jose Prieto de Pedro, ao término, aborda a necessidade do avanço na discussão sobre Cultura e Território e coloca em pauta a dignidade humana no respeito à liberdade.

Aula do Curso de Especialização em Gestão Cultural, realizada pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha), por meio da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, e com apoio da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos). Gravada em 24 de abril de 2010, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Créditos:
Vídeo: Inpacto Produções
Edição: Menina dos Olhos do Brasil