"Análise e interpretação das mudanças sociais e tecnológicas e suas repercussões na cultura"
Com Teixeira Coelho (Brasil) - curador do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e consultor do Observatório Itaú Cultural (São Paulo, Brasil).
Turma 1. Módulo 1. Aula 3.

O coordenador do projeto Teixeira Coelho questiona, com o tema ''Onde está a cultura?'', o conceito de cultura utilizado de forma ampla e variada no dia a dia das pessoas, apresenta as contradições internas implicadas em suas definições, e comenta a forma utilitarista da cultura adotada pela administração pública. Inspirado no livro de Orhan Pamuk, ''Outras Cores'', discute o cenário das políticas culturais no mundo de hoje e a associação de significados da cultura através de uma análise de seus fragmentos. Fala da busca de raízes culturais como política que se configura apenas pela questão do tempo e trabalha o entendimento da cultura por meio de uma análise horizontal de seu processo de formação: a cultura é entendida como conflito.

Aula do Curso de Especialização em Gestão Cultural, realizada pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha), por meio da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, e com apoio da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos). Gravada em 18 de setembro de 2009, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Créditos:
Vídeo: Inpacto Produções
Edição: Karina Fogaça