"Direitos Culturais I: A realização dos direitos culturais no coração dos direitos do homem"
Com Patrice Meyer-Bisch (Suíça) - doutor em filosofía pela Universidade de Friburgo, Suíça, é coordenador do Instituto Interdisciplinar de Ética e dos Direitos do Homem (IIEDH), e membro da Cátedra Unesco para os Direitos do Homem e a Democracia da Universidade de Friburgo, Suíça.
Turma 3. Módulo 3. Aula 1.

Patrice Meyer-Bisch aborda a garantia dos direitos culturais como elemento fundamental para a inclusão social e apresenta uma análise histórica do desenvolvimento das questões culturais, levando em conta sua íntima ligação com os Direitos do Homem. Analisa alguns pontos do conceito de 'Pobreza Cultural', demonstrando o esvaziamento de identidade e a consequente limitação do acesso à democracia. Propõe, ao fim, as condições para que os direitos culturais sejam integralmente realizados e passem a funcionar como gatilho para uma nova relação do homem com o mundo.

Aula do Curso de Especialização em Gestão Cultural, realizada pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha), por meio da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, e com apoio da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos). Gravada em 22 de fevereiro de 2013, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Vídeo e edição: Gasolina Filmes