A primeira edição do programa Brechas Urbanas de 2018 traz o seguinte tema para discussão: as artes do corpo ocupando as cidades. A conversa reúne a artista e professora Tatiana Schunck, a pesquisadora e educadora na área da dança Uxa Xavier e o ator e escritor Luciano Pontes, com mediação da jornalista Natália Garcia.
 
A provocação inicial da mediadora é um questionamento acerca de quais marcas a cidade deixa impressas na pele de cada um que a percorre. Tatiana Schunck comenta seu envolvimento com a performance de escuta e escrevedura em sua ação Performance da Pessoa Escrita. Já Uxa Xavier compartilha com o público sua experiência de troca e aprendizado no trabalho com crianças e como essa relação estruturou sua posição ética. Luciano Pontes, por fim, conta histórias e fala sobre sua tarefa com a memória das narrativas orais.
 
Brechas Urbanas é uma série elaborada para pensar soluções inovadoras para a vida na cidade. As conversas reúnem pessoas que, ligadas a diferentes áreas, observam, ouvem e interpretam a rua de maneiras que fogem ao lugar-comum.
 
Programa gravado em fevereiro de 2018, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP. Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 
Assista a outros vídeos da série Brechas Urbanas.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Cuzziol
Produção-executiva: Camila Zamith e Simoni Barbiellini
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenação de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Roberta Roque
Captação e edição: VOCS
Intérpretes de Libras: Erika Mota e Thalita Passos (terceirizadas)
 

Veja também