Acessibilidade – Linguagens e Formação [com tradução em Libras e audiodescrição]
publicado em:
19/11/2014 - 17:59
Itaú Cultural
Endereço
Avenida Paulista 149 São Paulo SP 01311 000 [estação Brigadeiro do metrô]
Contatos e informações extras
11 2168 1777
O evento – com interpretação em Libras e audiodescrição – é dedicado à atuação de profissionais para mediação expositiva.
Produzido pelos núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento, aborda diversos conceitos de acessibilidade nas linguagens para os públicos surdo, com deficiência auditiva, cego e com deficiência visual.
Aberto ao público em geral, o encontro conta com a consultoria de Claudia Schapira, Erika Mota, Leonardo Castilho e Marcos Fidalgo – e de palestrantes que estudam e trabalham com a comunicação acessível.
Acessibilidade – Linguagens e Formação [com tradução em Libras e audiodescrição]
sexta 5 de dezembro
às 14h
Sala Vermelha [70 lugares]
Distribuição de ingressos com 30 minutos de antecedência
[livre para todos os públicos]
05/12/2014 SEXTA-FEIRA - 18h às 19h
Processo Artístico e Performance
Corposinalizante
é um grupo de trabalho que pesquisa e produz arte, aberto a jovens surdos e ouvintes que se interessam por Libras. Desde 2008 desenvolve projetos culturais, documentários, performances e intervenções poéticas que dão visibilidade à identidade surda e à cultura dos jovens.
Teco Barbero
é jornalista, fotógrafo e deficiente visual. Fotografa desde 2002 e foi o primeiro fotógrafo deficiente visual do Brasil a realizar uma campanha publicitária (Associação Desportiva para Deficientes – ADD), em 2009.
05/12/2014 SEXTA-FEIRA - 15h45 às 17h
Formação, Atuação, Profissionalização e Cenário Cultural
Nesta mesa serão discutidos os vários tipos de formação para atuações profissionais que pensem na acessibilidade, especialmente com deficiências auditivas e visuais.
Amarilis Reto
é professora de surdos do Centro de Educação de Surdos Rio Branco, além de contadora de histórias e educadora/intérprete no MAM/SP. Graduada em pedagogia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós-graduada em linguagens da arte pelo Centro Universitário Maria Antonia, da Universidade de São Paulo (USP).
Maria Helena Chenque dos Santos
é bacharel em biblioteconomia e ciências da informação. Responsável pela curadoria de acessibilidade do Centro Cultural São Paulo (CCSP) desde 2011 e presidente da Comissão de Acessibilidade.
Valéria Toloi
é formada em arquitetura pela Universidade Mackenzie. Trabalhou coordenando projetos de artes visuais e acervo em diversas instituições culturais, como o MAM/SP, o Centro Universitário Maria Antonia, o Itaú Cultural e o CCSP. É gerente do núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural desde 2012.
05/12/2014 SEXTA-FEIRA - 14h14 às 15h30
Metáforas e Linguagens: Outras Perspectivas e Características
Esta mesa de debate propõe a discussão em torno das relações estabelecidas entre as diversas línguas e linguagens e como a partir desses encontros são geradas novas formas de comunicação.
Leonardo Castilho
Leonardo Castilho é membro do coletivo Corposinalizante e educador surdo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP).
Marcos Fidalgo
Marcos Fidalgo é jornalista e escritor. Redator na rádio Jovem Pan, concluiu recentemente seu romance de estreia, o ainda inédito Mussolini.
Marisa Pretti
(audiodescritora)