No dia 23 de agosto, o Auditório Ibirapuera sedia a abertura do Estéticas das Periferias. Em sua sexta edição, o evento promove debates e apresentações artísticas, organizados colaborativamente por coletivos culturais de diferentes regiões de São Paulo.

Após a roda de conversa Direito à Cultura: Cultura da Desobediência, que será realizada às 17h, a abertura contará com o espetáculo Dos Tambores ao Tamborzão, dirigido por Gal Martins. Com direção musical de Melvin Santhana, a apresentação narra a trajetória do corpo negro na dança. O público pode esperar um mergulho na cultura brasileira, englobando influências africanas e norte-americanas.

A cronologia do espetáculo se dá de forma não linear. A partir de uma raiz comum – a tradição e a ancestralidade da África –, a narrativa se divide em várias expressões, como um grande rizoma, que mantém o movimento enquanto influências transformam o corpo do negro.

As raízes africanas se difundiram ao longo dos anos e encontraram bases fortes no Brasil e nos Estados Unidos. Com o tempo, o corpo negro foi sofrendo transformações – que se apresentam em várias das expressões de dança contemporâneas, como samba, kuduro e funk.

O espetáculo contará com Mariana Camara, Zumb Boys, Cia. Sansacroma, Chemical Funk, Felix Pimenta e Cia. Batekooniana.

Abertura do Estéticas das Periferias
terça 23 de agosto de 2016

roda de conversa Direito à Cultura: Cultura da Desobediência
às 17h

espetáculo Dos Tambores ao Tamborzão
com Mariana Camara, Grupo Zumb Boys, Cia. Sansacroma, Chemical Funk, Felix Pimenta e Cia. Batekooniana
às 20h

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h