>>> Confira o evento que celebra os dez anos do Conexões Itaú Cultural

O desafio de tratar da literatura nacional no exterior é tema do debate A Primeira Aula. Em um ensaio produzido para o Conexões Itaú Cultural, o professor Pedro Meira Monteiro (Universidade Princeton, nos Estados Unidos) sintetizou: "Um professor de literatura estrangeira trabalha sempre a partir de uma cadeia de deslocamentos e estranhamentos". É possível encontrar uma base comum para essa experiência? Como relacioná-la com os diferentes contextos culturais em que ela ocorre?

Além de Monteiro, a mesa reúne o alemão Peter Werner Schulze (Universidade de Mainz, na Alemanha) e o brasileiro José Luiz Passos (Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos), com mediação do jornalista Claudiney Ferreira.

O debate fez parte do V Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, com o tema Literatura Brasileira no Exterior: Formas de Estudos e Modos de Difusão. Felipe Lindoso, João Cezar de Castro Rocha e Rita Palmeira foram os curadores. Gravado em novembro de 2012, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

O tema A Primeira Aula gerou ainda um livro, organizado por Monteiro e lançado pelo Itaú Cultural. Com versões em português, inglês e espanhol, pode ser baixado gratuitamente aqui no site do instituto.

Outros vídeos dos participantes:
José Luiz Passos
Pedro Meira Monteiro
Peter Schulze

Assista mais vídeos do Conexões Itaú Cultural.

Saiba mais sobre o mapeamento dos profissionais que trabalham com a literatura brasileira no exterior.

 

 

Veja também