No dia 23 de fevereiro, a Enciclopédia Itaú Cultural ganha novos layout e recursos. A acessibilidade foi um dos grandes destaques da reformulação do site, para facilitar a navegação do público cego, de pessoas com baixa visão e de surdos. Além disso, há uma nova versão responsiva, ou seja, que se adapta ao tamanho da tela em que é acessada. Essa mudança favorece os leitores que consultam a página utilizando dispositivos móveis como celular e tablet.

As principais modificações do site para deixá-lo mais acessível dizem respeito ao tamanho das letras, aos espaçamentos e ao contraste de cores e títulos. Essas são as alterações que favorecem usuários com baixa visão. Para os cegos foi implementada a adaptação aos padrões do WAI-ARIA, que otimiza a navegação utilizando softwares leitores de tela. O público surdo pode fazer uso de uma ferramenta integrada à página da web que realiza a interpretação em Libras do conteúdo em texto e vídeo.

A história da Enciclopédia se confunde com a da origem do Itaú Cultural. Uma das primeiras ações, após a criação do instituto, em 1987, foi a elaboração de uma base de dados de pinturas do século XIX e XX.

A inauguração do projeto se deu em 1989. Nesse período, o acesso às informações era realizado por meio de bases eletrônicas situadas na sede do Itaú Cultural. Em 2001 a Enciclopédia foi publicada na internet, ampliando-se o seu alcance e facilitando a pesquisa. Essa adaptação ao modelo virtual é importante para o instituto à medida que favorece a democratização, a valorização e a divulgação de um amplo conteúdo sobre arte e cultura brasileiras.

A utilização da Enciclopédia era feita na própria sede do Itaú Cultural
A utilização da Enciclopédia era feita na própria sede do Itaú Cultural

Até então, a Enciclopédia era dedicada às artes visuais e já contava com mais de 3 mil verbetes. A partir de 2004, foram criadas novas páginas para outras áreas de expressão: teatro, arte e tecnologia e literatura. Cinema, dança e música foram, gradativamente, adicionados ao site, que em 2014 já abordava todos esses temas alocados no mesmo endereço.

Em processo constante de aprimoramento e expansão, o site conta com uma equipe fixa no Itaú Cultural e com a colaboração de consultores que atuam em diferentes áreas de expressão. O intuito é garantir a coerência e abrangência na elaboração dos verbetes, a partir de fontes variadas, para que as informações veiculadas sejam consistentes e confiáveis.

Veja também