O acervo de obras de arte do Itaú Unibanco, mantido e gerido pelo Itaú Cultural, começou a ser criado na década de 1960, quando  Olavo Egydio Setubal  adquiriu a obra  Povoado numa Planície Arborizada  , do pintor holandês Frans Post – agora exposta no módulo 2, O Brasil Holandês, no Espaço Olavo Setubal.

obra  Panorama da cidade de São Paulo, em óleo sobre tela, do artista francês Armand Julien Pallière, 1821.

Atualmente formada por mais de 15 mil itens, a coleção reúne pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, filmes, vídeos, instalações, edições raras de obras literárias, moedas, medalhas e outras peças.

Trata-se da oitava maior coleção corporativa do mundo e a primeira da América do Sul, segundo levantamento realizado pela instituição inglesa Wapping Arts Trust, em parceria com a organização Humanities Exchange e participação da International Association of Corporate Collections of Contemporary Art (IACCCA).

Além das coleções  Brasiliana  eNumismática, expostas agora no Espaço Olavo Setubal, no Itaú Cultural, em São Paulo, SP, o acervo é composto de várias outras obras que cobrem toda a história da arte brasileira e importantes períodos da história de arte mundial. Elas ficam instaladas nos prédios administrativos e nas agências no Brasil, e ainda em escritórios no exterior.

Alguns recortes curatoriais são organizados pelo Itaú Cultural e exibidos em mostras por todo o Brasil e em instituições parceiras fora do país. Entre o início de 2010 e o primeiro semestre de 2014, os diferentes recortes do acervo foram visitados por cerca de 1,5 milhão de pessoas em 43 exposições por 18 cidades brasileiras e de outros 7 países.