Claudia Toni, especialista em políticas culturais, foi diretora-executiva da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) entre 1998 e 2002. Na entrevista abordamos a sustentabilidade das orquestras, políticas culturais e modelos de financiamento
Sonia Troitiño, coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Cedem/Unesp), fala sobre a importância de políticas culturais voltadas para a memória e sobre a atuação da instituição em que trabalha como equipamento cultural.
Saiba mais sobre o trabalho de Estela Lapponi, responsável pela reinauguração do espaço de cultura Casa de Zuleika. A atriz e performer problematiza a acessibilidade na área cultural e fala das atividades que desenvolve na casa.
Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mannu Costa comenta os desafios da gestão cultural na sua cidade.
Os encontros promovidos pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência em outubro encerram as discussões sobre dirigentes culturais e iniciam os debates sobre importantes exposições brasileiras. Acompanhe a programação completa.
Último debate do ciclo sobre gestão cultural, mesa reúne Eduardo Saron, superintendente do Itaú Cultural, e Heitor Martins, do Museu de Arte de São Paulo (Masp)
Com mais de 30 anos de experiência no setor cultural, Maria José Torres comenta as habilidades e competências que ela enxerga como necessárias para o êxito na atuação de gestores e produtores culturais.
Para entender algumas dimensões do universo dos quadrinhos, o funcionamento do mercado nesse segmento e os principais desafios para o processo criativo, conversamos com alguns artistas independentes.
Dando continuidade aos encontros promovidos pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e o Itaú Cultural, em setembro, as discussões enfocam as instituições culturais brasileiras e a atuação de dirigentes culturais com significante papel na arte brasileira.
Carmen Lúcia Rodrigues Arruda, conhecida como Malu Arruda, que integra a equipe de Ação Cultural da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Universidade Estadual de Campinas, comenta desafios para a criação de políticas culturais para as universidades em diálogo com as comunidades em que estão inseridas.
Mateus Berger Kuschick, conhecido como Mateus Mapa, é compositor e músico gaúcho e autor do livro Suingue, Samba-Rock e Balanço – Músicos, Cenários e Desafios, em que aborda a cena de bailes de seu estado, fala sobre sua pesquisa.