O duo de percussão Repercuti, formado por Emerson Coelho e Emerson Rodrigues, de Pernambuco, lançou no dia 18 de outubro o primeiro álbum da carreira de seis anos. Disponível nas plataformas digitais, O som das baquetas teve apoio do Rumos Itaú Cultural 2019-2020 e reúne seis composições inéditas assinadas pelos músicos locais Amaro Freitas, Beto Hortis, César Michiles, Henrique Abino e Laís de Assis, além do próprio Repercuti, que criou uma das faixas.

No disco, seus criadores imprimem o trabalho que desenvolvem na música instrumental, superando o desafio de unir a percussão sinfônica em diálogo com instrumentos afro-brasileiros. A principal característica de O som das baquetas é a liberdade e a criatividade dos artistas para compor e improvisar em diversas linguagens.

Ouça no Spotify e demais plataformas digitais.

Repercuti, duo de percussão de Pernambuco
Repercuti, duo de percussão de Pernambuco (imagem: Divulgação)

Influenciada por compositores como John Cage e o minimalista Steve Reich, o disco traz compassos mistos e defasagens rítmicas contando histórias por meio do som. Os percussionistas dialogam entre si formando camadas sonoras, provocando e chamando a atenção do ouvinte. O álbum também traz chorinho com samba, como é o caso da música “Chorinho bom”, de Beto Hortis, experiente acordeonista que já tocou com Dominguinhos, Camarão e Spok Frevo Orquestra.

Criado em 2016, com trajetórias musicais semelhantes, Coelho e Rodrigues uniram-se pelo desejo de refletir sobre a prática artística no vasto universo dos instrumentos percussivos, ainda desconhecido pelo grande público. O foco do trabalho é o estudo de obras de compositores variados, buscando experimentar sonoridades dentro do diálogo entre a percussão erudita e a percussão popular.

Confira o documentário realizado pelos artistas:

Veja também