Classificação indicativa: Livre
 

Em diálogo com a Ocupação Gregori Warchavchik (mostra que entra em cartaz em 27 de abril) – homenagem ao ucraniano pioneiro da arquitetura moderna brasileira –, a série Brechas Urbanas discute as contribuições dos imigrantes no âmbito das cidades. As convidadas do evento são Daniela Solano, representante do coletivo Visto Permanente, e a pesquisadora Adriana Capuano. A mediação é da empreendedora social Monique Evelle.

Criado em 2015, o Visto Permanente tem a intenção de filmar e publicar vídeos acerca de artistas imigrantes na capital paulista. Concomitantemente à expansão dessa cena artística, as atividades do coletivo se estenderam para debates, exposições, festivais e intervenções performáticas em espaços públicos, além da organização dos Territórios Artísticos Imigrantes (TAIs). Daniela é uma das fundadoras do grupo. Já Adriana é professora da Universidade Federal do ABC (Ufabc) e compõe o Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da mesma instituição. Além disso, a docente coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Migrações Internacionais (Migrepi) e participa como membro do Grupo de Estudos sobre Diálogos Interculturais (Gedi) e do Grupo de Pesquisas RedeMigra.

Salienta-se que o tema da imigração foi abordado na edição de julho de 2017 do Brechas Urbanas (A Cidade de Quem Parte), mesa que debateu o assunto pelo viés dos refugiados. O conteúdo está disponível aqui.

Pela primeira vez haverá reserva de ingressos para o evento. Os ingressos, gratuitos, serão liberados no dia 17 de abril, às 10h (data em que o link será ativado) e ficarão disponíveis até 23 de abril, às 17h. Caso os lugares esgotem, existe a lista de espera: quem estiver nesse grupo, poderá receber um aviso, por e-mail, caso haja desistências. Importante enfatizar que o fato de estar na lista de espera (caso não receba um aviso por e-mail) não garante a entrada. Tal iniciativa ainda está em fase de testes, sendo o Brechas Urbanas deste mês a primeira programação do Itaú Cultural a adotar esse mecanismo.

Brechas Urbanas – os Outros Países na Cidade [com interpretação em Libras]
quarta 24 de abril de 2019
às 20h
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 100 lugares

Entrada gratuita

reserva de ingressos

de 17 a 23 de abril (ou até esgotar)
no dia do evento, apresente o comprovante da reserva (impresso ou no celular)
os ingressos são válidos até dez minutos antes do início do evento

[livre para todos os públicos]

Veja também