Classificação indicativa: Livre
 

>> Acesse os resultados da seleção no site do Insper <<

O curso de extensão Realidade expandida nas artes – parceria do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) com o Itaú Cultural – apresenta os principais usos de realidade virtual e aumentada no contexto das artes e como podem ser criados modelos de experiências virtuais utilizando recursos em um ambiente de metaverso. A metodologia tem foco em atividades no laboratório de realidade virtual e formação de equipes de projeto colaborativo em metaverso, com sessões de mentoria técnica e artística, além de criação de narrativas, objetos e imagens em 3D para ambientes virtuais.

O curso é composto de cinco módulos, com um total de 60 horas, realizados às sextas, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h. O último módulo, em dezembro, será realizado excepcionalmente na quinta, das 10h às 19h, e na sexta, das 10h às 14h. As aulas são direcionadas a artistas com interesse em tecnologias digitais e com conhecimento em qualquer linguagem de programação e modelagem que buscam oportunidades no metaverso e em novas tecnologias. 

Imagem mostra ambiente 3D em tons de azul escuro e cinza, com um avatar em pé, de costas. Há cadeiras cor de laranja pelo espaço.
 IC  por meio de uma experiência real no metaverso (imagem: Itaú Cultural)

Entre os conteúdos estão: Introdução a Realidade Virtual, Aumentada e Multiverso.  Os diversos dispositivos de Realidade Virtual e Aumentada. Principais plataformas de Metaverso. Sistemas RV. Game engines. Mundos Virtuais Interativos.  Arte  e Cultura em Ambientes Virtual Imersivos;

Criação e Design do Metaespaço. Criação de Avatares.  Segurança e Acessibilidade. Exposição de  imagens 2D. Incorporação de modelos 3D ambiente no Metaverso. Storytelling. Roteiro e recursos para experiência no Metaverso. Fundamentos de áudio especializado;

Fundamentos da Computação Gráfica. Processamento de imagens. Geometrias 3D / Grafo de cena.  Imagens e Objetos 3D.  Wireframes e protótipos para validação de ideias. Animação e Personagens 3D.;

Controle de cenários e objetos . Regras de Acesso. Experiência do usuário. Simulações Físicas. Presença e  Narrativa. Parâmetros  e qualidade da experiência virtual e  Ferramentas de programação para ambientes virtuais. Exportação da experiência para ambientes de Metaverso. Apresentação do Projeto Final.

São 24 vagas oferecidas e as inscrições acontecem de forma gratuita de 16 a 31 de agosto e podem ser feitas no site do Insper.

Todas as inscrições válidas serão analisadas, em fase única, pela comissão de seleção do curso, que avaliará o formulário, os portfólios, os currículos e os vídeos. A comissão de seleção é formada pela coordenação do curso do Insper e do Itaú Cultural. A divulgação do resultado é no dia 28 de setembro. 

Seminário aborda os caminhos possíveis da cultura no metaverso

Em  julho, o Itaú Cultural (IC) e a Folha de S.Paulo promoveram o seminário Web 3.0 e metaverso, programação que apresentou ao público conceitos e tendências que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. 

Veja também