Teixeira Coelho e Alfons Martinell convidam Lúcia Maciel e Wolfgang Bader para uma conversa sobre a institucionalidade da cultura. Eles falam sobre a postura ativista de gestores culturais e tecem comparações entre Alemanha, Espanha e Brasil. Bader compara a situação cultural na Alemanha do pré e do pós-Segunda Guerra Mundial. Martinell comenta a relação entre Estado e cultura no contexto espanhol. Lúcia Maciel destaca o protagonismo dos jovens e a reapropriação dos espaços públicos com manifestações e atividades culturais.

Com Teixeira Coelho (Brasil), professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), curador-geral da Bienal Internacional de Curitiba e consultor do Observatório Itaú Cultural (São Paulo, Brasil); Alfons Martinell (Espanha), diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha) e consultor do Observatório Itaú Cultural; Lúcia Maciel, docente e pesquisadora da USP; e Wolfgang Bader, ex-diretor executivo do Goethe-Institut São Paulo.

Gravado em 26 de junho de 2015, no Itaú Cultural, São Paulo/SP, durante a sexta edição do Curso de Especialização em Gestão e Políticas Públicas, realizado pelo Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha).

Créditos
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Fernandez Cuzziol
Coordenadora do Núcleo de Inovação: Luciana Modé
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: Queima Filmes