O livro de poesia Compêndio para moças de olhos lânguidos, da escritora Isabela Penov, contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2019-2020, será lançado no dia 4 de dezembro no espaço cultural e terapêutico Instituto Sarath, em São Paulo. O evento contará também com a exposição dos bordados de Nádia Pupo, que ilustram o livro, apresentação musical da cantora Luzia Lima, leitura coletiva de poemas da obra e sarau aberto aos convidados.

Além de Compêndio para moças de olhos lânguidos, seu segundo livro, Penov é autora de Aves Marias (ou a revoada), lançado em 2018 pela Editora Patuá.

Sobre a obra

Compêndio para moças de olhos lânguidos se ergue sobre o eixo temático da loucura feminina. Bulas de remédio, prontuários médicos, pesquisas acadêmicas, manuais psiquiátricos e depoimentos criminais são revolvidos em sua forma e sentido em atrito com histórias reais, memórias pessoais e familiares pelo olhar da poeta.

A obra de Penov traça uma arqueologia poética dessa loucura feminina – assumindo que, se de um lado, o patriarcado de fato enlouquece as mulheres, de outro, aquilo que se chama delírio muitas vezes é apenas o nome que se dá aos desvios das normas sociais e de gênero.

Na busca por esgarçar os limites do próprio conceito de loucura e suas relações históricas com o feminino, o livro subverte formas textuais diversas, extraindo-lhes a antipoesia furiosa de mentes femininas rotuladas, extraviadas ou fragmentadas pela insuportável carga do patriarcado.

lançamento do livro Compêndio para moças de olhos lânguidos
domingo 4 de dezembro de 2022
às 15h

Instituto Sarath
Rua Eça de Queiroz, 346 – Paraíso, São Paulo/ SP

[livre para todos os públicos]

Veja também