Classificação indicativa: Livre
 

Evocando a simbologia da encruzilhada como ponto de confluência estético-política e emancipação cultural nas cidades de São Paulo e Minas Gerais e no Alabama (Estados Unidos), o coletivo Ponte Elemento Per, formado por Luciano Mendes de Jesus, Salloma Salomão e Rita Teles, apresenta, em outubro e novembro, uma série de trabalhos constituídos em torno do que se pode chamar de uma cena negra contemporânea. Palestras, debates e espetáculos (em breve no site) procuram promover o diálogo entre artistas e pesquisadores que em suas mobilidades cruzaram fronteiras para, inclusive, descobrir fisicamente Áfricas e Américas Negras que já lhes habitavam.

Confira, abaixo, as mesas que compõem a programação do evento:

terça 29 de outubro de 2019, às 20h
Debate e lançamento do livro Negras Insurgências – Teatro e Dramaturgias Negras em São Paulo: Perspectivas Históricas, Teóricas e Práticas

com Capulanas Cia. de Arte Negra e Salloma Salomão

Organizada por Salloma Salomão e pela Capulanas Cia. de Arte Negra, a obra traz uma importante contribuição para as atualizações dos pensamentos sobre o fazer teatral negro na cena paulista – e também em todo o Brasil.


terça 5 de novembro, às 20h
Teatros Negros em Encruzilhadas e Conexões – Afro-Américas

com Deise de Brito (São Paulo/SP) e Dione Carlos (Jundiaí/SP)

Pesquisadoras e criadoras na dança e na dramaturgia teatral, com aportes teóricos e práticos afro-diaspóricos, Deise Brito e Dione Carlos compartilham suas investigações e trânsitos além da geografia do “Atlântico Negro”, demarcada pelas epistemologias do norte global.


terça 12 de novembro, às 20h
Transcriações de Tradições

com Luciano Mendes de Jesus (Santo André/SP) e Marcos Antônio Alexandre (Belo Horizonte/MG)

Pesquisadores estabelecem diálogos e críticas em torno das criações teatrais e das performatividades negras na atualidade, com ênfase nos processos pedagógico-artísticos a partir de elementos de africanidades e fundamentos das tradições afro-diaspóricas no Brasil.


terça 19 de novembro, às 20h
Teorias e Práticas das Teatralidades Negras

com Leda Maria Martins

Leda Maria Martins é pioneira na reflexão sobre a história e a estética negras no teatro e na dramaturgia nacionais. Nesta palestra, a poeta e ensaísta apresenta um panorama de seus estudos e lança novas questões sobre a contemporaneidade.


Cenas Negras em Encruzilhadas – Áfricas + Américas [com interpretação em Libras]
terças 29 de outubro e 5, 12 e 19 de novembro de 2019
às 20h
[duração aproximada: 120 minutos]

Sala Multiúso (piso 2) – 100 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Veja também