O Espaço Olavo Setubal está com novidades que aumentam seu nível de acessibilidade para pessoas com deficiências visual – cegos e com baixa visão – e auditiva. Maior acervo de arte de uma companhia privada na América Latina, a mostra permanente no Itaú Cultural reúne obras das coleções Brasiliana Itaú e Itaú Numismática.

Veja também
>>
Espaço Olavo Setubal apresenta Coleção Brasiliana e Numismática Itaú

Foram elaborados dois roteiros para atender esse público. O primeiro, As Diferentes Representações do Brasil e Seus Nativos, percorre dois módulos – O Brasil Desconhecido e o Brasil dos Naturalistas –, que mostram as formas de representação do país em mapas, qual era a visão dos estrangeiros sobre os indígenas e como os europeus enxergavam as riquezas naturais e a diversidade animal existentes no Brasil de outrora.

O segundo roteiro – Numismática e Heráldica: Moedas e Medalhas Brasileiras, a Bandeira Imperial e o Brasão de Maurício de Nassau – contempla algumas das principais moedas e medalhas brasileiras, contando um pouco da história do país por meio desses objetos. Também aborda a bandeira do Império – desmistificando alguns mitos da bandeira atual – e se debruça sobre representações de brasões – tanto da família real quanto do Conde Maurício de Nassau.

Recursos

Os educadores farão visitas audiodescritivas com apoio de obras e objetos táteis, entre eles: moedões táteis, moedas históricas pequenas, cinco obras táteis, chocalhos, prancha para apoio de mapas e mapas de madeira, matrizes de metal e madeira e goivas, lupas e pranchas com imagens para baixa visão.

Além disso, há o recurso de videoguias para pessoas surdas e com deficiência auditiva (em Libras e legendas em português), o qual pode ser acessado via QR Codes.

As visitas acessíveis são realizadas às sextas-feiras, às 10h, e aos sábados e domingos, às 16h – conforme a demanda do público e com, no máximo, 15 pessoas. 

Veja também