Classificação indicativa: 16 anos
 

O centenário da atriz Ruth de Souza (1921-2019) será celebrado na terceira edição do Dona Ruth: festival de teatro negro de São Paulo, que promove o encontro, a expressão, a reflexão e o diálogo entre artistas, grupos e público dedicados aos teatros negros. De 20 a 31 de outubro, o evento terá programação presencial e on-line espalhada por diversos centros culturais de São Paulo, como Itaú Cultural (IC), unidades do Sesc São Paulo, Museu Afro Brasil, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Teatro João Caetano e Teatro Cacilda Becker.

Veja também:
>> Ruth de Souza: cartas para celebrar seu centenário

A programação presente no Palco virtual do IC ocorre de 20 a 24 de outubro, totalmente on-line. A abertura do festival marca também a primeira apresentação artística no palco físico da organização, na Avenida Paulista. Sem público presencial, a programação será transmitida ao vivo em nosso canal no YouTube e aqui no site. A noite conta com performance de Luz Ribeiro em homenagem aos 100 anos de Ruth de Souza e show de Anelis Assumpção.

Nos dias seguintes, as atividades são divididas em atos artísticos – criações cênicas audiovisuais que transitam entre as linguagens do teatro, da performance, da dança e das artes visuais com autoria de artistas indígenas e negros de diferentes regiões do Brasil – e giras de conversa, que debatem os caminhos visíveis e invisíveis evocados pelas obras compartilhadas.

Para conferir a programação no IC, é necessário reservar o seu ingresso antecipadamente. Veja os detalhes na aba Programação.

Acompanhe a programação dos demais locais

A terceira edição do Dona Ruth: FTNSP tem como perspectiva mobilizar as possibilidades de encontro entre o centenário de Ruth de Souza e as cosmovisões, histórias, políticas e poéticas indígenas e negras, entendendo que nessa encruzilhada há muito sobre sonho, encanto, continuidade e permanência. Confira a programação completa em donaruthftnsp.com.br.

Dona Ruth: festival de teatro negro de São Paulo
quarta 20 a domingo 24 de outubro de 2021
quarta a sábado 20h e domingo 19h
on-line – YouTube e Sympla/Zoom

[confira a classificação indicativa de cada programação]

Atividade gratuita

Reserve seu ingresso [a partir de 11 de outubro, às 12h, até esgotar]

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Veja também