O Conexões Itaú Cultural, programa focado no mapeamento da literatura e do audiovisual brasileiros no exterior, realiza nos dias 6, 7 e 8 de dezembro o encontro Machado canônico, com falas sobre a recepção da literatura de Machado de Assis (1839-1908) em âmbito internacional. São duas mesas a cada dia, às 12 e às 15 horas, que abordam temáticas da tradução, questões raciais, disputas do cânone literário e a situação dos estudos sobre o autor. O evento será transmitido pelo YouTube do Itaú Cultural (IC).

Esta é a primeira vez que um encontro do Conexões se dedica a um único autor. De acordo com a curadoria, uma das inspirações do evento é a seguinte frase de Machado, escrita em um texto famoso, “Notícia da atual literatura brasileira. Instinto de nacionalidade”: “O que se deve exigir do escritor, antes de tudo, é certo sentimento íntimo, que o torne homem do seu tempo e do seu país, ainda quando trate de assuntos remotos no tempo e no espaço”. A proposta, assim, é discutir como esse “certo sentimento íntimo” machadiano circula e é estudado no mundo.

Veja detalhes na aba Programação. Confira também encontros anteriores do Conexões, além de entrevistas com os participantes, no nosso canal.

Conexões Itaú Cultural: Machado canônico [com interpretação em Libras]
terça 6, quarta 7 e quinta 8 de dezembro
mesas às 12h e às 15h
transmissão pelo Youtube do IC

[livre para todos os públicos]

Veja também