Classificação indicativa: Livre
 

As escritoras Conceição Evaristo e Paulina Chiziane falam de suas vivências, literaturas e de seus entrecruzamentos no dia em que Conceição completa 75 anos – 29 de novembro de 2021.

Além de ficcionista, Conceição Evaristo é mestre em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2019, foi homenageada como personalidade literária do Prêmio Jabuti.

Já Paulina Chiziane nasceu em Maputo, Moçambique, estudou linguística na Universidade Eduardo Mondlane e se define como “contadora de histórias”. Em 1984, estreou na literatura com crônicas em revistas e, de lá para cá, vem conquistando condecorações, como o Prêmio José Craveirinha (pelo romance Niketche: uma história de poligamia) e o 33º Prêmio Luís de Camões.

Encontro com Conceição Evaristo e Paulina Chiziane [com interpretação em Libras]
segunda 29 de novembro de 2021
às 15h
on-line – no YouTube e no site do IC

[livre para todos os públicos]

>>Celebrando Conceição Evaristo

Além do bate-papo entre as autoras, o IC comemora os 75 anos de Conceição relembrando a 34ª edição do programa Ocupação, que homenageou a artista. Neste link, é possível acessar o site da Ocupação Conceição Evaristo e a publicação da mostra. Abaixo, o teaser


A prosadora participou ainda do podcast Escritores-leitores. No programa, ela, aliás, lê um trecho do livro O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane. Ouça!

Além do IC, o Itaú Social (IS) também já celebrou e celebra Conceição. Em 2020, o IS lançou uma publicação cujo eixo é o conceito de escrevivência. Clique aqui, leia a apresentação desse material e acesse a versão digital na íntegra. E aqui há uma entrevista com a poeta quando da divulgação dessa publicação.

Fora isso, vale destacar que Conceição Evaristo foi a autora homenageada na edição de 2019 da Olimpíada de Língua Portuguesa, iniciativa que o IS desenvolve com o Ministério da Educação (MEC) desde os anos 2000.

Conceição Evaristo | foto: André Seiti

Clique aqui para acessar todo o nosso conteúdo sobre Conceição Evaristo.

Saiba mais sobre Conceição Evaristo na Enciclopédia Itaú Cultural.

Veja também