Classificação indicativa: Livre
 

Curador do Museu Bispo do Rosario e um dos curadores da exposição Bispo do Rosario – eu vim: aparição, impregnação e impacto, Ricardo Resende participa de uma live no dia 28 de junho, pelo Instagram do Itaú Cultural (IC), em que fala sobre o artista e a mostra. O evento, Arte, estética e linguagem em Arthur Bispo do Rosario, ocorre às 20 horas.

Ricardo Resende é licenciado em educação artística pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e mestre em história da arte pela Universidade de São Paulo (USP), com a dissertação MAM, o museu romântico de Lina Bo Bardi: origens e transformações de uma certa museografia. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Cultural Dragão do Mar (2005-2007) e do Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes [Ceav/Funarte (2009-2010)], além de diretor-geral do Centro Cultural São Paulo [CCSP (2010-2014)].

Bispo do Rosario – eu vim: aparição, impregnação e impacto reúne bordados, esculturas, vestimentas e objetos ressignificados de Arthur Bispo do Rosario, artista que modificou o cenário da arte brasileira do século XX, amplificando os sentidos de arte e de loucura. A mostra conta também com trabalhos de artistas contemporâneos ligados a Bispo.

Assista ao minidocumentário feito pelo IC sobre o homenageado, com depoimentos de Ricardo e outros integrantes do Museu Bispo do Rosario, Raquel Fernandes, diretora, e Diana Kolker, curadora pedagógica, também curadora de Bispo do Rosario – eu vim...:

live Arte, estética e linguagem em Arthur Bispo do Rosario [com interpretação em Libras]
terça 28 de junho de 2022
às 20h
[duração aproximada: 60 minutos]

[livre para todos os públicos]

Veja também
Obra do artista Bispo do Rosário, chamada Cama Romeu e Julieta. A  trata-se de uma banco em madeira, com dois tecidos cobrindo um azul e beje, e o outro branco por cima. E por cima de tudo á vários retalhos cobrindo tudo de diversas cores.

Revista Observatório 31 | Estado da Arte da Saúde Mental

A médica psiquiatra Silvana Ferreira faz uma reflexão sobre o estado da arte da Saúde Mental no mundo, utilizando de facilitação visual a autora reflete sobre o histórico da estigmatização, exclusão e silenciamento de todos que padeciam de transtornos mentais